Banco de Dados

Objetivo

O objetivo desta seção é explicar de forma prática os principais conceitos dos bancos de dados relacionais, dicas de modelagem e algumas características de funcionamento deles.

A motivação de escrever sobre um assunto teoricamente obsoleto, vem de uma necessidade prática. Durante a contratação de profissionais da área de TI (desenvolvimento), percebemos que muitos tem dificuldades na parte "conceitual" dos bancos de dados relacionais.

Com a evolução das ferramentas visuais, parece que a parte "baixa" foi deixada meio de lado. Hoje em dia tenho a impressão que os desenvolvedores focam mais em como funciona o SQL Server, o Oracle, o Firebird e não como funciona o conceito de integridade referencial nesses bancos, o conceito de auto-relacionamento, normalização entre outros.

Lembro-me bem quando estava iniciando minha vida em programação e procurei livros sobre esse assunto. Praticamente nada além de livros acadêmicos, projetados na era de bancos "pré" relacionais. Os conceitos são os mesmos até hoje, mas as ferramentas já evoluiram bastante.

Espero que estes artigos ajudem.

Artigos

banner2

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License